Volumetria de materiais com o Laser Scanner Terrestre (TLS)

Levantamento Topográfico a Laser utilizando o sistema Laser Scanner Terrestre (TLS) para a determinação dos volumes de pilhas de ureia armazenadas.

Buscando novas soluções para a medição volumétrica de seus produtos refinados a importante empresa do setor de Gás e Óleo, contratou a Engefoto para a execução do Levantamento Topográfico a Laser utilizando o sistema Laser Scanner Terrestre (TLS) para a determinação dos volumes de pilhas de ureia armazenadas em 02 galpões de estocagem.

Um ambiente com condições insalubres contendo produtos químicos nocivos ao ser humano, baixa luminosidade, tráfego intenso de máquinas pesadas dificultando o contato com os materiais estocados.

Foram necessárias 48 cenas tomadas com o Laser Scanner Faro Focus 3D para o total recobrimento da área com a densidade da nuvem de pontos foi de 1 ponto por cm². Foram geradas nuvens de pontos (imagem intensidade) de toda a área de estocagem.

Para realização deste trabalho foi necessária a implantação dos pontos de controle pré-sinalizados (alvos), atendendo a precisão de 6 mm entre os pontos de controle das cenas homólogas, garantindo rigidez e precisão da nuvem de pontos.

Foram gerados modelos digitais (MDT/MDS), geração semiautomática das curvas de nível, equidistância de 5 cm, de cada pilha de material, além de processamento individual das pilhas de material para determinação e checagem dos volumes.

  • Execução das Varreduras Laser Scanner Terrestre para modelagem 3D e determinação volumétrica de 07 pilhas de ureia contidas em 02 armazéns totalizando uma área de 18.000 m² e o volume de aproximadamente 65.000 t (Sessenta e cinco mil toneladas). Coleta de dados em campo realizada durante o período de 1 dia.
  • Execução de processamento de dados para unificação de cenas e referenciais na geração dos volumes. Utilização de software específico para ideal modelagem dos modelos e formatação de arquivos para demais softwares de desenho técnico.
  • Geração do Registro das Cenas, arquivamento cenas processadas, validação da precisão e qualidade das cenas.
  • Determinação dos volumes por pilha e total, além da elaboração do relatório técnico.

Com os avanços tecnológicos nos diversos segmentos da Engenharia proporcionaram uma vasta capacidade em otimizar rotinas de trabalho, reduzindo seu tempo de execução e ao mesmo tempo reduzindo custos. Minimizar riscos a segurança dos profissionais é fundamental para garantir os padrões de qualidade. Ambientes insalubres e de alto risco são a realidade de diversas empresas de mineração, que atuam intensamente na produção de seus produtos. A utilização do Laser Scanner Terrestre além de entregar um produto com alta confiabilidade e precisão nos valores mensurados, executa um serviço sem contato no material, minimizando riscos de acidentes e atendendo aos padrões de qualidade.