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A ENGEFOTO opera em sede própria, com área construída de cerca de 2.000 m², situada em Curitiba/PR. Além desta, possui diversos escritórios de obras, temporariamente instalados em diversas regiões do território nacional.

A ENGEFOTO possui aeronaves próprias, especialmente adaptadas para serviços de coberturas aéreas. Para obtenção das imagens dispõe de câmera com sistema de lentes de última geração, dispositivo de compensação do arrastamento da imagem (FMC) e alto poder de resolução.

Dispõe também de um sensor a laser aerotransportado, que realiza levantamentos altimétricos precisos e a possibilidade de voar em maior altitude oferecendo uma alta taxa de repetição, podendo operar de dia e à noite, viabilizando em muito os prazos de execução de projetos.

Além disso, possui um sistema que permite o posicionamento completo da câmara no momento da tomada da fotografia, chamado Sistema Inercial de Navegação (INS). Este sistema composto por três acelerômetros e três giroscópios de alta precisão, permite a obtenção por pós-processamento da posição e ângulos da câmara em cada instante de obtenção das fotografias. Tal equipamento permite o uso da técnica de voo apoiado ou de orientação direta propiciando significativa economia na etapa de apoio terrestre.

No contexto da coleta de modelos numéricos de elevação, a ENGEFOTO possui software de processamento de dados laser (LIDAR), bem como de classificação destas informações, permitindo a geração de modelo digitais de terreno e de elevação com alta precisão e confiabilidade.

Como proposição concreta de significativo avanço na qualidade, produtividade e segurança de levantamentos cadastrais de pavimentos e vias terrestres em geral, a ENGEFOTO desenvolveu seu sistema multi-funcional LandRunner. Com diversos componentes sincronizados e embarcados em um veículo adaptado, o LandRunner realiza, simultaneamente, as seguintes operações:

  • Medição de irregularidade longitudinal a laser com três sensores;
  • Cadastro de falhas de pavimentos através de processo de imageamento contínuo da superfície do pavimento, por câmera traseira;
  • Cadastro panorâmico de eventos visíveis à superfície, via imageamento contínuo, por câmera frontal;
  • Geo-referenciamento de todas as informações, permitindo inclusive o cadastro da geometria em planta e perfil;
  • Amarração hodométrica de todos os eventos, com precisão sub-decimétrica.

Todo o sistema é gerenciado por computador de alta performance e softwares de suporte e análise.