Mapeamento Sistemático – Estado de Pernambuco

Desta maneira o Estado de Pernambuco passa a ser um dos poucos estados brasileiros a possuir o mapeamento de toda a sua área territorial.

O Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos em parceria com o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), contratou o Consórcio Águas de Pernambuco, do qual a Engefoto foi a empresa líder para executar a cobertura aérea com GSD (Ground Sample Distance) de 50 cm de todo o Estado, totalizando mais de 98.000 km², assim como a cobertura aérea com GSD (Ground Sample Distance) de 12 cm das áreas urbanas de todos os 185 municípios, totalizando 870 km².

Também foi realizado o Perfilamento Laser aerotransportado com precisão altimétrica melhor que 25 cm, de toda a extensão estadual. Nas áreas urbanas dos municípios, a precisão altimétrica do laser foi melhor que 10 cm, além disso foram implantados marcos geodésicos nas áreas urbanizadas objetivando atualizações de mapeamento posteriores por qualquer método podendo ser Topografia, Posicionamento GNSS, Aerofotogrametria ou Imagens de Satélites. Deste material foram geradas plantas topográficas nas escalas 1:5.000 (todo o Estado) e 1:1.000 (áreas urbanas).

Este projeto embasará as informações para importantes serviços a serem feitos pelo Estado, seja a Ferrovia Transnordestina ou a Transposição do Rio São Francisco. Deste maneira o  Estado de Pernambuco passa a ser um dos poucos estados brasileiros a possuir o mapeamento de toda a sua área territorial.

Acompanhe a demonstração do Projeto de Mapeamento Sistemático do Estado de Pernambuco.