Regularização Fundiária, Mapa de Risco e Recuperação de Receitas – Prefeitura de Sumaré

Levantamento para Regularização Fundiária de 7.500 unidades imobiliárias, localizadas em áreas de Assentamentos Precários.

A Engefoto realizou para a Prefeitura Municipal de Sumaré, localizada na Região Metropolitana de Campinas, Estado de São Paulo, a elaboração de base artográfica com voo de GSD (Ground Sample Distance) de 8 cm na área urbana do município de aproximadamente 70 km², voltado, inicialmente, a restituição estereofotogramétrica na escala 1:500 objetivando a Regularização Fundiária de 7.500 unidades imobiliárias, localizadas em áreas de Assentamentos Precários. Complementarmente foi realizado cadastro sócioeconômico, selagem das unidades e obtenção de todas peças técnicas como plantas individuais e memoriais descritivos. Com base este banco de dados foi possível desenvolver um Sistema de Informações Geográficas (SIG) voltado à gestão destas informações.

Utilizando a mesma base cartográfica cadastral de toda área municipal foi elaborado o Plano Municipal de Redução de Riscos. Esta ferramenta de grande importância e utilidade para a redução de riscos inerentes a escorregamentos em áreas de encosta e solapamentos de margens de rios.

Numa segunda etapa, utilizou-se a base cartográfica já gerada para se fazer a revisão cadastral de 70.000 unidades imobiliárias, com sua devida Geocodificação, dados do imageamento de fachada obtidos através do moderno Sistema LandRunner, desenvolvido pela Engefoto para Imageamento Móvel Terrestre. Para otimização dos trabalhos foi desenvolvido um aplicativo para cruzamentos das informações das unidades imobiliárias (dados existentes x dados novos obtidos) e ainda a preparação de carta de notificação aos proprietários dos imóveis, dos quais apresentaram diferença entre os dados contidos no Sistema Tributário da Administração Municipal e as respectivas informações obtidas pelo processo de atualização cadastral realizado.

As fortes chuvas podem trazer grandes desastres humanos. Um SIG desenvolvido para estudos de áreas de risco de alagamentos e desmoronamentos é um grande facilitador para a tomada de decisões e prevenir estes desastres.