Sistema de Informações Geográficas (SIG) – Porto Novo

Desenvolvimento de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) para elaboração de banco de dados de ativos.

No propósito de elaborar um inventário para o cadastramento de vias e demais elementos da infraestrutura urbana a Concessionária responsável pela gestão da área do Porto Novo, situada na cidade do Rio de Janeiro, contratou a Engefoto para o desenvolvimento de um Sistema de Informações Geográficas (SIG). Este sistema foi desenvolvido para comportar informações desde a base cartográfica, dados do imageamento móvel terrestre e dados oriundos dos levantamentos topográficos.

Este acervo de informações foram utilizadas no cadastramento dos elementos de infraestrutura urbana de interesse. Abrangendo um total de 5 km² os serviços realizados foram:

  • Atualização da Base Cartográfica
  • Imageamento Móvel Terrestre Georreferenciado
  • Cadastro dos Elementos da Infraestrutura Urbana
  • Levantamento Topográfico
  • Elaboração de um Sistema de Informações Geográficas (SIG)

Serviços Executados

  • Atualização do mapeamento digital 1:2.000, através de imagens digitais do recobrimento aerofotogramétrico realizado em 2010, com GSD de 0,5 m.
  • Imageamento Móvel Terrestre Georreferenciado das fachadas dos imóveis e da infraestrutura urbana para elaboração do inventário de rede viária. Para execução desta etapa foi utilizado o Sistema Móvel de Mapeamento (MMS) desenvolvido pela Engefoto com precisão centimétrica. Tal sistema permitiu obter imagens fotográficas calibradas sobre as quais foram georreferenciados os detalhes fotoidentificáveis, com precisão submétrica.
  • O inventário foi composto pelos seguintes critérios de maneira resumida: Pavimentos (flexível, rígido, defeitos na pista), Áreas Públicas (áreas verdes, praças, paradas de ônibus, monumentos, etc.), Drenagem, Segurança Viária, Sinalização, Estruturas (pontes, viadutos e passarelas), Sistema de Telecomunicações, Iluminação e Eletrificação.
  • Elaboração do Sistema de Informações Geográficas (SIG) com objetivo de realizar a organização da base de dados alfanumérica, inserção dos dados do recadastramento no banco de dados, manutenção e atualização dos dados cadastrais, realização de consultas, geração de relatórios e impressão de mapas.