Bases Cartográficas

Informações precisas sobre o espaço, para a tomada confiável de decisões, com toda a infraestrutura necessária e planejamento eficiente.

Bases Cartográficas

A base cartográfica constitui-se na fiel representação do espaço físico, onde se pode constatar a ocupação, a interferência sobre o meio natural, as agressões e eventual deterioração da área, consequentes de seu crescimento ao longo do tempo e do espaço. Conhecer esta realidade física é fundamental para a gestão do espaço, sendo a base para convergência de conhecimento de indicadores de uma região.

A base cartográfica é representativa quando possui riqueza de informações e qualidade, sendo que este último conceito, na cartografia, dependente de vários parâmetros como: qualidade posicional, consistência lógica, completude, acurácia temporal, entre outros aspectos.

Estas características associadas à geométrica (precisão) são condições básicas para a utilização de uma base cartográfica em levantamentos cadastrais, anteprojetos, projetos executivos de infraestrutura urbana, estudos sobre o meio ambiente, planejamento urbano, entre outras aplicações.

A Engefoto continuamente desenvolve novas soluções para obtenção de imagens de alta resolução devidamente acompanhada de dados sobre sua geometria de forma a assegurar rigidez necessária dos produtos decorrentes.

Atualmente dispõem de câmera aérea digital de grande formato com 4 bandas (RGB + NIR), integrada a partir de 3 sensores métricos com “arquitetura matricial”, cada um com 14204×10652, Phase One Industrial iXM-RS150F (150 MPixel cada), e um Sistema de Navegação Inercial Applanix POS AV 510, sendo denominada Engefoto VENTI.

Este sensor produz imagens sintéticas RGBN, CIR, RGB, NIR e NDVI com 280 MPixels e 16 bits de resolução radiométrica com mais de 20.000 pixels ortogonais à direção de voo, com distorção nula.

Os sensores usados são CMOS (Complementary Metal Oxide Semiconductor) de última geração de altíssima sensibilidade e 3,76 μm de resolução geométrica, além de obturadores de alta velocidade (até 1/2000 s), que dispensam o uso deste mecanismos para compensar o arrasto durante a exposição

A primeira câmera integrada em 2014 pela Engefoto foi a Doppia,  sensor que foi objeto de um “Case Study” da Phase One em 2016.

Engefoto foi ainda empresa pioneira no país no desenvolvimento e aplicação de uma câmera oblíqua usando dois sensores RGB de 150 MPixels, produto este utilizado para imageamento das áreas urbanas em Curitiba em 2019, voltados a obtenção das foto realísticas da cidade.

Lançada em 2022 a câmera Doppia 100 é uma câmera digital métrica nadiral/oblíqua de médio formato com 4 bandas (RGB + NIR), integrada a partir de 2 sensores métricos de médio formato Phase One Industrial iXM-100 (100 MPixel cada) e um Sistema de Navegação Inercial Applanix POS AV 510.

A montagem permite um ajuste manual do ângulo dos sensores (câmeras e IMU) com o nadir, variando entre 0° e 45°. Produz imagens sintéticas multiespectrais RGBN (4 bandas), além de imagens CIR e RGB (3 bandas), NIR (1 banda), Pancromáticas (4 bandas), NDVI e NDWI (1 banda) com 100 MPixels e 8/16 bits de resolução radiométrica.

A obtenção destas imagens obliquas segue tendência de mercado mundial de representação 3D das informações com utilização plena de nuvem de pontos.

Serviços

  • Bases Cartográficas para Cadastramentos Urbanos e Rurais
  • Bases Cartográficas para Projetos de Engenharia
  • Bases Cartográficas para Sistemas de Geoinformação
  • Geração de Modelos Digitais do Terreno
  • Ortofotos Digitais
  • Perfilamento a Laser - LIDAR
  • Imagens Oblíquas 3D

Mais
Diferenciais

Engefoto, reconhecida pela sua capacidade de desenvolver diversas soluções de hardware e software, para diversas etapas do processo produtivo, assegurando o pleno domínio das tecnologias que utiliza; o potencial de expansão da sua capacidade produtividade e customizações conforme demandas de cada projeto, sendo, devidamente inscrita no Ministério da Defesa, como categoria “A”, certificada ISO 9001-9015 em todos processos produtivos, equipe técnica altamente qualificada.

 

Solicite seu Orçamento

Preencha o formulário ao lado e solicite um orçamento

    Cases Relacionados

    01 03

    Geotecnologia em Novo Hamburgo

    NOVO HAMBURGO INVESTE EM GEOTECNOLOGIAS PARA MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO

    Saiba mais
    02 03

    Bases Cartográficas – Prefeitura de Maringá

    Elaboração de base cartográfica cadastral municipal com área total de 510 km² e desenvolvimento de um Sistema de Informações Geográficas (SIG).

    Saiba mais
    03 03

    IGC – Sistema de Informações Geográficas (SIG)

    O Instituto Geográfico e Cartográfico (IGC) do Estado de São Paulo, contratou a Engefoto para desenvolver um sistema SIG denominado de Geoportal.

    Saiba mais

    Outras áreas de atuação

    Infraestrutura Ferroviária

    Estudos e projetos ferroviários.

    Infraestrutura Rodoviária

    Estudos e projetos de rodovias e vias urbanas.

    Óleo e Gás

    Estudos e projetos para implantação de dutos.

    Tecnologia da Informação

    Sistemas georreferenciados customizados.

    Levantamentos Cadastrais

    Elaboração de Cadastros Multifinalitários.

    Supervisão e Gerenciamento

    Gerenciamento, Supervisão e Fiscalização de obras, concessões públicas e empreendimentos.

    + de 40 anos de experiência e+ de 1.200 contratos concluídos

    ENTRE EM CONTATO