O Sistema Móvel de Mapeamento permite a captação de informações do terreno de maneira rápida, precisa e de baixo custo.
O imageamento móvel terrestre 360º georreferenciado de imóveis, corresponde ao registro fotográfico em 360º e geração de imagens georreferenciadas, em um sistema de projeção definido, que possibilita a sua vinculação a um local determinado no terreno.
As fotografias são registros sobre os quais é possível determinar características de elementos identificáveis na imagem, e a sua localização no terreno possibilita associar estas características a outros registros de dados relacionados à mesma área do terreno.
Na Engefoto o mapeamento móvel é realizado através do sistema desenvolvido internamente, LandRunner, que disponibiliza um rico acervo de imagens georreferenciadas ao longo de rodovias, das fachadas das unidades imobiliárias do município e de toda infraestrutura urbana.
O LandRunner é dotado de um sistema de câmeras digitais e outros sensores opcionais, integrados com um Sistema de Navegação Inercial (INS) e odômetro (DMI) de precisão centimétrica.
O sistema é constituído por:
Desenvolvimento de sistema de visualização das imagens, denominado LandView, para desktop (LandViewAddIn-ESRI) e uma API para utilização em ambiente web (LandViewAPI-JavaScript, utiliza a tecnologia WebGL).
A Engefoto também desenvolveu alguns produtos (plugins e addins) que utilizam a API e que possibilitam a visualização de imagens panorâmicas nos softwares QGIS, Autodesk AutoCAD, ESRI ArcMap e também um widget na plataforma ESRI ArcGIS Enterprise.
Com o LandView o operador consegue visualizar a posição das fotografias associadas às trajetórias, sobre a base cartográfica disponível, em uma janela específica, e em uma janela secundária o sistema apresentará as fotografias tomadas em campo em um cenário que possibilita a rotação do ambiente de visualização em 360º.
Elaboração de uma base cartográfica envolvendo a execução de voo com GSD de 12 cm na área urbana estimada em 157 km².
ConfiraLevantamento Topográfico a Laser utilizando o Sistema Móvel de Mapeamento (MMS) com propósito de realizar o inventário de defeitos da pista de pouso e decolagem.
Confira