Bases Cartográficas – Prefeitura de Maringá

Elaboração de base cartográfica cadastral municipal com área total de 510 km² e desenvolvimento de um Sistema de Informações Geográficas (SIG).

Através do Programa de Mobilidade Urbana do Município de Maringá, com recursos do Banco Interamericano De Desenvolvimento – BID, Engefoto S.A foi contratada para elaboração de base cartográfica cadastral municipal com área total de 510 km², correspondente a área total do município e desenvolvimento de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) para gestão e manipulação das informações.

Com cobertura aerofotogramétrica colorida, GSD (Ground Sample Distance) de 0,10 m, restituição estereofotogramétrica digital, geração ortofotos na escala 1:1.000, perfilamento laser com densidade de 4 pontos/m², curvas de nível equidistantes a 0,50 m em arquivos em ambiente Geodatabase (ESRI). Destaca-se ainda a implantação de 25 marcos geodésicos, sendo 5 efetivamente homologados pelo IBGE.

Voltado a recuperação de receitas, foi desenvolvida a metodologia com restituição das edificações, estruturada por pavimentos, geocodificadas conforme o cadastro imobiliário e com comparação, via banco de dados, das respectivas áreas restituídas e aquelas armazenadas nos sistemas tributários do município.

Foram imageadas, com sistema LandRunner (360°) 2100 km de vias urbanas e as fachadas de 111.000 unidades imobiliárias urbanas e 5.000 unidades imobiliárias rurais, com um conjunto de 6 câmeras com resolução total de 30 megapixels, disponibilizando um riquíssimo acervo de informações sobre toda infraestrutura urbana. Para manuseio desta importante base de dados foi fornecido um software LandView.

Todo processo foi realizado com desenvolvimento de ferramenta utilizando o Data interoperability do ArcGIS, incluindo  aplicativo, usando plataforma ArcGIS PRO, que permita a qualquer operador acessar, ler e consultar informações.

Finalmente foram elaborados 05 (cinco) painéis situacionais geográficos com respectivo treinamento de utilização dos aplicativos e ArcGIS 3D Analyst e ArcGIS PRO.

 

Assista ao vídeo demonstrativo sobre modelagem 3D utilizando os métodos de recobrimento aéreo para a geração da volumetria de edificações.