Modelagem 3D de edificações com o Laser Scanner Terrestre (TLS) – MAESA

Levantamento Topográfico utilizando o Sistema Laser Scanner Terrestre (TLS) para elaboração de maquete eletrônica tridimensional e plantas arquitetônicas.

A Prefeitura de Caxias do Sul buscava uma solução para obter plantas arquitetônicas de forma a elaborar projetos de revitalização das antigas instalações da Metalúrgica Abramo Eberle S.A (MAESA) um símbolo do desenvolvimento econômico do município de Caxias do Sul, que se encontrava abandonada.

Engefoto executou o serviço de Levantamento Topográfico a Laser utilizando o sistema Laser Scanner Terrestre (TLS) para elaboração de maquete eletrônica tridimensional e plantas arquitetônicas na escala 1:100 e tomada de imagens digitais coloridas. Devidamente referenciado ao datum horizontal Sistema de Referência Brasileiro (SIRGAS2000).

Com a varredura laser foram recobertos de aproximadamente 57.000 m², densidade de 1 ponto por cm², resultando em de 1124 cenas tomadas com o Laser Scanner Faro Focus 3D.

Foi realizada a integração direta com as fotografias panorâmicas, geradas pelo próprio equipamento, colorizando e aumentando a qualidade das informações coletadas em campo. Para o processamento de alta quantidade de dados foi utilizado o software ReCap 360 Ultimate (Autodesk) e o sistema Sketchup (Autodesk) para o melhor tratamento dos dados e na automatização e na elaboração das plantas arquitetônicas e nas maquetes 3D.

  • Elaboração do levantamento por varredura de sensor ativo Laser Scanner Terrestre para modelagem 3D das edificações que compõem a área de 57.000m² pertencente à MAESA (Metalúrgica Abramo Eberle S.A).
  • Implantação de 4 (quatro) marcos de apoio dentro do município de Caxias do Sul , localizados ao redor das instalações da MAESA, para realizar o georreferenciamento do modelo 3D.
  • Execução de processamento de dados para unificação de cenas e referenciais na geração de modelos de ambiente. Utilização de software específico para ideal modelagem dos modelos e formatação de arquivos para demais softwares de desenho técnico.
  • Geração do Registro das Cenas, arquivamento cenas processadas, validação da precisão e qualidade das cenas.
  • Elaboração de Maquetes Eletrônicas 3D e geração das plantas arquitetônicas (as-built) das edificações contidas na área do objeto. Utilização de software específico para geração de plantas arquitetônicas.

Com os avanços tecnológicos dos hardwares e softwares de Engenharia, a modelagem 3D junto ao conceito de Building Information Module (BIM),  se tornou uma realidade para diversas aplicações. A recriação de plantas arquitetônicas a partir de levantamentos Laser Scanner Terrestre (TLS), permitem recuperar informações perdidas a dezenas ou até centenas de anos e reconstruir edificações que retratam a sociedade daquela região. A alta densidade de informações é um diferencial para este tipo de trabalho, pois permite reconhecer com exatidão os mínimos detalhes construtivos.