Mapeamento de Pátios Ferroviários com Veículo Aéreo Remotamente Pilotado – RPA

Emprego de RPA para elaboração de produtos cartográficos, em escala 1:1000 PEC-PCD, para implantação e ampliação de pátios ferroviários.

Com a crescente demanda do mercado em soluções de mapeamento para pequenas áreas, a Engefoto incorpora ao seu leque de soluções a plataforma RPA. Popularmente conhecida por DRONE, a plataforma se apresenta como mais uma opção de coleta de dados, mantendo ainda a busca por produtos com qualidade métrica, que sempre foram marcas da ENGEFOTO. Para isso, todas as técnicas fotogramétricas, de calibração de sensores, apoio, aerotriangulação e geração de produtos decorrentes, buscam priorizar a exatidão e precisão conforme  normatização do país.

A solução apresentada pela Engefoto, devidamente homologada no Ministério da Defesa e SARPAS, foi batizada de Skyhover, optando pela utilização da plataforma MATRICE 600 Pro, em conjunto com sistema de berço giro estabilizante e câmera Sony α7R III, devidamente calibrada, permitindo coletar imagens com resolução de 1.9 cm, com voos à 120 metros.

Em projeto recente, foram mapeados cerca de 6 km², obtendo assim nuvem de pontos e ortofotocartas de 8 pátios ferroviários. O Eng. Cartógrafo Arthur Meneses, coordenador do projeto, pôde realizar a missão e respectiva obtenção do apoio de campo, utilizados nas etapas sequentes, assim como os pontos de validação, fundamentais para comprovação da qualidade do produto a ser entregue ao cliente.

Para a execução deste projeto, foram despendidos aproximadamente 12 dias de campo. Os processamentos foram realizados na sede da empresa, em Curitiba, onde foram obtidos produtos na escala 1:1000, considerando as diretrizes do PEC-PCD.

A Engefoto identifica potenciais aplicações do sistema Skyhover, sempre observado e, preservado, as boas técnicas de engenharia, estando atenta a incorporação de novos sensores, com sistema lidar, com o objetivo de atender as diferentes demandas de todos os clientes que priorizem a exatidão e precisão.