Sistema de Mapeamento Móvel (MMS) – Aeroportos

Levantamento Topográfico a Laser utilizando o Sistema Móvel de Mapeamento (MMS) com propósito de realizar o inventário de defeitos da pista de pouso e decolagem.

Atendendo as normas internacionais de segurança, Engefoto foi contratada por um importante Aeroporto Internacional Brasileiro para a execução do Levantamento Topográfico a Laser utilizando o Sistema Móvel de Mapeamento (MMS) com proposito de realizar o inventário de defeitos da pista de pouso e decolagem. Foi realizada a modelagem 3D para a determinação dos Modelos Digitais do Terreno (MDT) e de Superfície (MDS), devidamente referenciado ao datum horizontal Sistema de Referência Brasileiro (SIRGAS2000).

Foram recobertos com a varredura laser de aproximadamente 320.000 m² com a densidade de 56.000 pontos por m² gerando imagens intensidade com resolução de 2 cm, além de nuvens de pontos classificadas, filtradas e georreferenciadas para utilização em demais softwares de modelagem 3D. Também foram obtidas plantas na escala 1:500 e perfil na escala 1:50, geração de curvas de nível com equidistância de 1 cm e seções transversais na escala 1:200 a cada 20 m.

  • Execução do Levantamento Topográfico a Laser utilizando Sistema Móvel de Mapeamento (MMS) para modelagem 3D e determinação do Modelo Digital do Terreno (MDT) da pista de pouso e decolagem 10-28 com extensão de 4.000 metros. Realizado durante o período de 2 dias, sendo coletadas 3 passadas sobre a pista com completa extensão para o total recobrimento da área de interesse.
  • Implantação de Rede de Referência com pontos de apoio geodésico para o controle e georreferenciamento do Modelo Digital de Superfície (MDS) e o Modelo Digital do Terreno (MDT). Realização a partir do posicionamento GNSS utilizando a técnica diferencial RTK (Real Time Kinematic), com determinação das coordenadas geodésicas de acordo com o Sistema Geodésico de Referência (SIRGAS2000).
  • Execução de nivelamento geométrico, precisão de 6mmk, para controle e validação das altitudes dos modelos digitais e base para a transformação das altitudes para geração do Mapa Geoidal Relativo.
  • Execução de processamento de dados para unificação das passadas e referenciais na geração do MDS e MDT. Utilização de software específico para ideal modelagem dos modelos e formatação de arquivos para demais softwares de desenho técnico.
  • Geração do registro das faixas, arquivamento cenas processadas, validação da precisão e qualidade das cenas.
  • Geração da Planta e Perfil na escala 1:500 composta por imagens intensidade e curvas de nível a cada centímetro (1 cm), seções transversais a cada 20 metros na escala 1:200, malha pontos regular (GRID) com 10 cm.

O Sistema de Mapeamento Móvel permite ao usuário manipular uma nuvem de pontos tridimensional de alta precisão centimétrica para diversos estudos e finalidades. Para atender aos rígidos padrões de segurança aérea, o MMS se torna uma ferramenta rápida e acurada para a detecção de problemas.