Sistema Móvel de Mapeamento

O Sistema Móvel de Mapeamento permite a captação de informações do terreno de maneira rápida, precisa e de baixo custo.

O imageamento móvel terrestre 360º georreferenciado de imóveis, corresponde ao registro fotográfico em 360º e geração de imagens georreferenciadas, em um sistema de projeção definido, que possibilita a sua vinculação a um local determinado no terreno.

As fotografias são registros sobre os quais é possível determinar características de elementos identificáveis na imagem, e a sua localização no terreno possibilita associar estas características a outros registros de dados relacionados à mesma área do terreno.

Na Engefoto o mapeamento móvel é realizado através do sistema desenvolvido internamente, LandRunner, que disponibiliza um rico acervo de imagens georreferenciadas ao longo de rodovias, das fachadas das unidades imobiliárias do município e de toda infraestrutura urbana.

O LandRunner é dotado de um sistema de câmeras digitais e outros sensores opcionais, integrados com um Sistema de Navegação Inercial (INS) e odômetro (DMI) de precisão centimétrica.

O sistema é constituído por:

  • Sistema de Navegação Inercial marca Applanix, modelo POS LV 510
  • Camera Esférica marca Point Grey, modelo Ladybug5, com 6 câmeras de 5 MPixel, gerando uma imagem panorâmica RGB com 30 MPixel.
  • Odômetro marca Veeder Root, modelo B58, com 1000 pulsos por volta. Quando integrado com um ou mais Scanners Laser terrestres para coleta dinâmica, tem-se um poderoso levantamento tridimensional, gerando modelos digitais densos e precisos, tanto da topografia do terreno como de estruturas verticais da superfície.
  • O resultado da captura dos dados Laser são nuvens de pontos que contêm informação muito detalhada que é processada com as aplicações adequadas para obter a documentação que se precisa, em função das especificações técnicas. Devido à elevada precisão dos pontos adquiridos é possível representar a realidade, obtendo um modelo tridimensional muito fidedigno.

Diferenciais

Desenvolvimento de sistema de visualização das imagens, denominado LandView, para desktop (LandViewAddIn-ESRI) e uma API para utilização em ambiente web (LandViewAPI-JavaScript, utiliza a tecnologia WebGL).

Com o LandView o operador consegue visualizar a posição das fotografias associadas às trajetórias, sobre a base cartográfica disponível, em uma janela específica, e em uma janela secundária o sistema apresentará as fotografias tomadas em campo em um cenário que possibilita a rotação do ambiente de visualização em 360º.

Alguns Clientes

  • Artesp
  • Arteris S.A
  • concessionaria-porto-novo
  • DNIT
  • Ecorodovias
  • CONCER
  • DER Paraná

Case de Sucesso

Cadastro Multifinalitário – Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes

Elaboração de uma base cartográfica envolvendo a execução de voo com GSD de 12 cm na área urbana estimada em 157 km².

Confira

Sistema de Mapeamento Móvel (MMS) – Aeroportos

Levantamento Topográfico a Laser utilizando o Sistema Móvel de Mapeamento (MMS) com propósito de realizar o inventário de defeitos da pista de pouso e decolagem.

Confira

Solicite um Orçamento






Levantamentos Cadastrais

Com diversas finalidades os levantamentos cadastrais são uma realidade constante para atualização de informações, urbanas e rurais, fundamentais para o desenvolvimento de projetos.

Conheça