Tecnologia da Informação

O desenvolvimento de softwares customizados permite a criação de diversas plataformas para amostragem, processamento e análise de resultados.

A partir da definição é possível concluir que todo SIG utiliza um software para possibilitar a consulta, manutenção e visualização dos dados gráficos e alfanuméricos constantes no sistema, e também de um software de gerenciamento e armazenagem de informações, ou seja, um gerenciador de banco de dados.

Os Sistema de Informações Georreferenciadas (SIG) devem ser entendidos como um conjunto de programas, equipamentos, metodologias, dados e pessoas (usuários) perfeitamente integrados, de forma a tornar possível a coleta, o armazenamento, o processamento e a análise de dados georreferenciados, bem como a produção de informação derivada de sua aplicação.

Os SIGs têm seu desenvolvimento associado aos avanços da Cartografia, Computação Gráfica, e Geografia, principalmente os decorrentes da informatização e novos recursos proporcionados pela introdução dos computadores e gerenciadores de bancos de dados.

Um sistema de informações geográficas requer o desenvolvimento de um projeto de solução de geoinformação por uma equipe interdisciplinar que venha a contribuir para o sucesso da execução dos serviços.

Um projeto de solução de geoinformação envolve a execução de atividades de forma sistematizada com marcos bem definidos, o que permite ao projetista planejar cada atividade e executá-la dentro de uma sequência onde se tem o início com o conhecimento do usuário, determinando suas necessidades e tarefas, levantando questionamentos que possam ser respondidos através de análises espaciais – que é uma das formas de se determinar as necessidades por informações geográficas – descrevendo as informações geográficas requeridas para atender às necessidades do usuário, até que possa fechar o ciclo determinando as entidades ou classes do banco de dados geográficos e seus atributos, suas escaldas e o projeto do banco de dados geográficos.

 

Diferenciais

Engefoto possui equipe de tecnologia da informação altamente qualificada, com engenheiros de computação, analistas de sistemas, programadores além de diversos profissionais com especialização em geoprocessamento, com capacidade comprovada em soluções multi-plataforma para atendimento de diversos padrões de desenvolvimento, incluindo sistemas desktops e aplicações Web.

Destaca-se ainda como empresa ESRI_Partners.

Realiza o atendimento completo da sua demanda: do levantamento dos dados, processamento, análise, armazenamento e disponibilização em sistemas on-premise, web ou mobile, treinamento e suporte técnico.

Alguns Clientes

  • concessionaria-porto-novo

Case de Sucesso

IGC – Sistema de Informações Geográficas (SIG)

O Instituto Geográfico e Cartográfico (IGC) do Estado de São Paulo, contratou a Engefoto para desenvolver um sistema SIG denominado de Geoportal.

Confira

Solicite um Orçamento






Bases Cartográficas

Informações precisas sobre o espaço, para a tomada confiável de decisões, com toda a infraestrutura necessária e planejamento eficiente.

Conheça